O XI Congresso de Ornitologia da SPEA e as II Jornadas Macaronésicas de Ornitologia terão, como em edições anteriores, apresentações de oradores convidados e outras comunicações orais e escritas (formato póster em Português, Castelhano e Inglês), submetidas pelos participantes. Há ainda a possibilidade de submissão de propostas para a dinamização de workshops.

 

 

Comunicações orais e pósteres

 

Categorias

 

1. Aceitam-se inscrições para a apresentação de comunicações das seguintes categorias:

1.1. Comunicações orais de 15 min;

1.2. Comunicações rápidas de 5 min;

1.3. Póster;

 

2. Apresentação dos trabalhos no congresso:

2.1. As comunicações orais serão de dois tipos, com duração de 15 minutos e duração de 5 minutos;

2.2. Os pósteres não podem exceder as seguintes dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura.

 

Temas

 

3. Temas principais:

a) Novos métodos e tecnologias no estudo e monitorização das aves

b) Plásticos, captura-acidental e outras ameaças para as aves aquáticas

c) Alterações climáticas e impactos da transição energética

d) O impacto das transformações da paisagem e dos usos do solo

e) Evolução e especiação em ecossistemas insulares

f)   Conservação e restauro de habitats costeiros e insulares

g) Conhecer e solucionar o problema da poluição luminosa

h) Ciência cidadã, centros ambientais, educação e sensibilização

i)   Importância socioeconómica das aves e dos seus habitats

 

4. Além dos temas principais indicados no ponto 3, haverá espaço para a apresentação de trabalhos sobre outros temas.

 

Resumos de comunicações

 

5. Os resumos devem conter as seguintes informações (constantes do formulário de submissão):

5.1. Tipo de comunicação.

5.2. Tema da comunicação.

5.3. Nomes do(s) autor(es) e do orador (em caso de comunicação oral).

5.4. Indicar a afiliação institucional de cada autor.

5.5. E-mail do autor para contacto;

5.6. Resumo

 

6. Estrutura dos resumos

6.1. Línguas: é obrigatório o envio em duas línguas, português e inglês (título e texto) ou castelhano e inglês (título e texto)

6.2. Título: deve incluir o nome comum e científico da espécie, exceto no caso de ser um trabalho sobre mais do que uma espécie

6.3. Autores: Deve respeitar obrigatoriamente a formatação dos autores indicada no formulário.

6.4. Corpo de texto:

6.4.1. Dimensão: não deve exceder os 2500 caracteres, incluindo espaços, para cada idioma.

6.4.2. Estrutura: devem referir-se explicitamente os objetivos, métodos, resultados e conclusões do estudo, mas sem subtítulos. Não deverão ser utilizadas frases vagas como «os resultados serão discutidos».

6.5. Nota importante: o resumo em inglês deve estar correto e legível. Se necessário, os autores devem solicitar ajuda de alguém fluente em inglês.

 

7. Submissão de resumos

7.1. Para cada resumo a submeter, preencha o formulário online e faça upload do documento do resumo através do link indicado no formulário

 

8. Os resumos aceites serão incluídos no livro de resumos do congresso, a distribuir em formato digital pelos participantes, e a disponibilizar posteriormente na Internet.

 

Elegibilidade e seleção de trabalhos

 

9. Autores

9.1. É necessário que o orador (ou no caso dos posters, que pelo menos um dos autores) tenha pago a inscrição no congresso, não se aceitando trabalhos em que nenhum dos autores esteja inscrito.

 

10. Seleção de trabalhos

10.1. A seleção dos trabalhos submetidos é da responsabilidade da Comissão Científica do congresso.

10.2. Dado que o espaço para a apresentação de comunicações orais é limitado, a Comissão Científica poderá sugerir que alguns dos trabalhos submetidos como tal sejam, em alternativa, apresentados sob o formato de comunicação rápida ou de poster.

 

11. É obrigatória a apresentação de um resumo por cada trabalho submetido, independentemente da sua categoria.

 

Prémios

 

12. Serão atribuídos quatro prémios, entregues no final do evento:

12.1. Prémio Melhor Comunicação Oral

12.2. Prémio Melhor Comunicação Oral apresentada por um estudante

12.3. Prémio Melhor Póster

12.4. Prémio Melhor Póster com primeiro autor estudante

 

Calendarização

 

13. Prazos:

– Nova data para Submissão de trabalhos, pelos autores – 24 de julho de 2023;

– Aceitação das propostas de comunicação e sugestões de alteração dos resumos – 15 de agosto de 2023;

– Envio das versões finais dos resumos, pelos autores – 15 de setembro de 2023;

– Congresso – 22 a 25 de novembro de 2023.

 

14. A Comissão Científica não aceitará trabalhos que não cumpram o calendário apresentado.

 

 

Workshops

 

Objetivos e tipologia

 

1. Aceitam-se propostas para a dinamização de workshops no congresso. O principal objetivo destes workshops é permitir aos congressistas apresentar e debater novas metodologias de trabalho e novos projetos, entre outros.

 

2. Tipo de workshops: deverá ser compatível com o tipo de espaço disponível para os mesmos – um auditório e uma sala de reuniões. Haverá disponibilidade de computador, vídeo-projetor e tela de projeção.

 

3. Organização

3.1. A componente técnica dos workshops é da inteira responsabilidade dos congressistas proponentes.

3.2. A divulgação e a receção de inscrições nos workshops está a cargo da organização.

 

4. Seleção de propostas

4.1. As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso.

4.2. A dinamização dos workshops está dependente da disponibilidade dos espaços.

4.3. A Comissão Científica não aceitará propostas que não cumpram o calendário apresentado em baixo.

4.4. Os proponentes e os participantes dos workshops deverão estar inscritos no Congresso.

 

5. Estrutura das propostas

5.1 Informações obrigatórias:

1) identificação dos proponentes

2) breve descrição do workshop e programa (incluindo indicação da utilização de software específico, se necessário)

3) número máximo de participantes

5.2. Informações adicionais: leituras recomendadas, outras.

5.3. O workshop não deve exceder as 3 horas de duração.

 

6. Submissão

6.1. Para cada proposta a submeter, preencha o formulário online

 

7. Prazos

7.1. O prazo para a entrega de propostas de workshops será 24 de julho de 2023.

7.2. Aceitação das propostas de workshops até 31 de julho de 2023.

 

 

Submissão de artigos à revista AIRO

 

Os autores de apresentações orais ou escritas têm a possibilidade de submeter os seus trabalhos à revista AIRO, a revista científica da SPEA. Notamos, no entanto, que a Comissão Editorial da revista AIRO (e respetivas decisões) é totalmente independente da Comissão Científica do congresso. Os trabalhos devem ser preparados preferencialmente em inglês, embora seja possível fazê-lo também em português, e o prazo para submissão para o volume de 2024 é 31 de janeiro de 2024. 

 

A AIRO publica trabalhos científicos sobre avifauna da Península Ibérica e das ilhas de Macaronésia, que tenham uma relação direta com as nossas espécies ou com problemáticas presentes em Portugal.

 

Mais sobre a revista Airo