O XI Congresso de Ornitologia da SPEA e as II Jornadas Macaronésicas de Ornitologia terão, como em edições anteriores, apresentações de oradores convidados e outras comunicações orais e escritas (formato póster em Português, Castelhano e Inglês), submetidas pelos participantes. Há ainda a possibilidade de submissão de propostas para a dinamização de workshops.
Comunicações orais e pósteres
Categorias
1. Aceitam-se inscrições para a apresentação de comunicações das seguintes categorias:
1.1. Comunicações orais de 15 min;
1.2. Comunicações rápidas de 5 min;
1.3. Póster;
2. Apresentação dos trabalhos no congresso:
2.1. As comunicações orais serão de dois tipos, com duração de 15 minutos e duração de 5 minutos;
2.2. Os pósteres não podem exceder as seguintes dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura.
Temas
3. Temas principais:
a) Novos métodos e tecnologias no estudo e monitorização das aves
b) Plásticos, captura-acidental e outras ameaças para as aves aquáticas
c) Alterações climáticas e impactos da transição energética
d) O impacto das transformações da paisagem e dos usos do solo
e) Evolução e especiação em ecossistemas insulares
f) Conservação e restauro de habitats costeiros e insulares
g) Conhecer e solucionar o problema da poluição luminosa
h) Ciência cidadã, centros ambientais, educação e sensibilização
i) Importância socioeconómica das aves e dos seus habitats
4. Além dos temas principais indicados no ponto 3, haverá espaço para a apresentação de trabalhos sobre outros temas.
Resumos de comunicações
5. Os resumos devem conter as seguintes informações (constantes do formulário de submissão):
5.1. Tipo de comunicação.
5.2. Tema da comunicação.
5.3. Nomes do(s) autor(es) e do orador (em caso de comunicação oral).
5.4. Indicar a afiliação institucional de cada autor.
5.5. E-mail do autor para contacto;
5.6. Resumo
6. Estrutura dos resumos
6.1. Línguas: é obrigatório o envio em duas línguas, português e inglês (título e texto) ou castelhano e inglês (título e texto)
6.2. Título: deve incluir o nome comum e científico da espécie, exceto no caso de ser um trabalho sobre mais do que uma espécie
6.3. Autores: Deve respeitar obrigatoriamente a formatação dos autores indicada no formulário.
6.4. Corpo de texto:
6.4.1. Dimensão: não deve exceder os 2500 caracteres, incluindo espaços, para cada idioma.
6.4.2. Estrutura: devem referir-se explicitamente os objetivos, métodos, resultados e conclusões do estudo, mas sem subtítulos. Não deverão ser utilizadas frases vagas como «os resultados serão discutidos».
6.5. Nota importante: o resumo em inglês deve estar correto e legível. Se necessário, os autores devem solicitar ajuda de alguém fluente em inglês.
7. Submissão de resumos
7.1. Para cada resumo a submeter, preencha o formulário online e faça upload do documento do resumo através do link indicado no formulário
8. Os resumos aceites serão incluídos no livro de resumos do congresso, a distribuir em formato digital pelos participantes, e a disponibilizar posteriormente na Internet.
Elegibilidade e seleção de trabalhos
9. Autores
9.1. É necessário que o orador (ou no caso dos posters, que pelo menos um dos autores) tenha pago a inscrição no congresso, não se aceitando trabalhos em que nenhum dos autores esteja inscrito.
10. Seleção de trabalhos
10.1. A seleção dos trabalhos submetidos é da responsabilidade da Comissão Científica do congresso.
10.2. Dado que o espaço para a apresentação de comunicações orais é limitado, a Comissão Científica poderá sugerir que alguns dos trabalhos submetidos como tal sejam, em alternativa, apresentados sob o formato de comunicação rápida ou de poster.
11. É obrigatória a apresentação de um resumo por cada trabalho submetido, independentemente da sua categoria.
Prémios
12. Serão atribuídos quatro prémios, entregues no final do evento:
12.1. Prémio Melhor Comunicação Oral
12.2. Prémio Melhor Comunicação Oral apresentada por um estudante
12.3. Prémio Melhor Póster
12.4. Prémio Melhor Póster com primeiro autor estudante
Calendarização
13. Prazos:
– Nova data para Submissão de trabalhos, pelos autores – 24 de julho de 2023;
– Aceitação das propostas de comunicação e sugestões de alteração dos resumos – 15 de agosto de 2023;
– Envio das versões finais dos resumos, pelos autores – 15 de setembro de 2023;
– Congresso – 22 a 25 de novembro de 2023.
14. A Comissão Científica não aceitará trabalhos que não cumpram o calendário apresentado.
Workshops
Objetivos e tipologia
1. Aceitam-se propostas para a dinamização de workshops no congresso. O principal objetivo destes workshops é permitir aos congressistas apresentar e debater novas metodologias de trabalho e novos projetos, entre outros.
2. Tipo de workshops: deverá ser compatível com o tipo de espaço disponível para os mesmos – um auditório e uma sala de reuniões. Haverá disponibilidade de computador, vídeo-projetor e tela de projeção.
3. Organização
3.1. A componente técnica dos workshops é da inteira responsabilidade dos congressistas proponentes.
3.2. A divulgação e a receção de inscrições nos workshops está a cargo da organização.
4. Seleção de propostas
4.1. As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso.
4.2. A dinamização dos workshops está dependente da disponibilidade dos espaços.
4.3. A Comissão Científica não aceitará propostas que não cumpram o calendário apresentado em baixo.
4.4. Os proponentes e os participantes dos workshops deverão estar inscritos no Congresso.
5. Estrutura das propostas
5.1 Informações obrigatórias:
1) identificação dos proponentes
2) breve descrição do workshop e programa (incluindo indicação da utilização de software específico, se necessário)
3) número máximo de participantes
5.2. Informações adicionais: leituras recomendadas, outras.
5.3. O workshop não deve exceder as 3 horas de duração.
6. Submissão
6.1. Para cada proposta a submeter, preencha o formulário online
7. Prazos
7.1. O prazo para a entrega de propostas de workshops será 24 de julho de 2023.
7.2. Aceitação das propostas de workshops até 31 de julho de 2023.
Submissão de artigos à revista AIRO
Os autores de apresentações orais ou escritas têm a possibilidade de submeter os seus trabalhos à revista AIRO, a revista científica da SPEA. Notamos, no entanto, que a Comissão Editorial da revista AIRO (e respetivas decisões) é totalmente independente da Comissão Científica do congresso. Os trabalhos devem ser preparados preferencialmente em inglês, embora seja possível fazê-lo também em português, e o prazo para submissão para o volume de 2024 é 31 de janeiro de 2024.
A AIRO publica trabalhos científicos sobre avifauna da Península Ibérica e das ilhas de Macaronésia, que tenham uma relação direta com as nossas espécies ou com problemáticas presentes em Portugal.