“Ser cientista por um dia” é o convite da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Santana. Esta iniciativa, inserida no I Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, terá lugar no próximo dia 22 de abril, no Parque Florestal das Queimadas.
O BioBlitz Laurissilva@night é um evento pedagógico e científico, no âmbito da educação e sensibilização para o ambiente, biodiversidade e sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e flora do Parque Florestal das Queimadas. “É a primeira vez que esta iniciativa decorre na Madeira e todos são bem-vindos: famílias, estudantes, professores e entusiastas da natureza. É uma atividade gratuita e que promove a consciencialização da comunidade para a importância da biodiversidade, através de metodologias exploratórias e científicas, aproveitando, simultaneamente, para mapear a biodiversidade daquele local”, refere Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.
Este evento contará com a colaboração de especialistas das várias áreas, desde plantas a macrofungos (cogumelos), insetos, morcegos e aves, que apoiarão os participantes na identificação das várias espécies presentes no Parque Florestal das Queimadas, em Santana. Em plena Laurissilva, este BioBlitz decorrerá no sábado, 22 de abril, a partir das 16 horas. Caso tenha interesse em participar, inscreva-se em www.naturaatnight.spea.pt.
Neste primeiro Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, realizar-se-á ainda, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, o Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades”, na sexta-feira, 21 de abril, às 14h30. Das 12 reservas nacionais existentes em Portugal, caberá às reservas de Santana (Madeira), Graciosa (Açores) e Berlengas (Peniche) acolher a 1ª Edição do Festival, que tem como principais objetivos o reforço do conhecimento público sobre as reservas e a cooperação entre as mesmas e os seus atores locais.
Em ambos os eventos, a SPEA focará a sua mensagem no reconhecimento da elevada diversidade natural existente na Laurissilva e dade forma como esta área protegida, e as espécies nela existentes, sãoé afetadas pela poluição luminosa.
O combate à poluição luminosa tem vindo a ser um dos focos de atuação da SPEA na Madeira nas últimas décadas. Esta atividade realiza-se no âmbito do mais recente projeto da organização, o LIFE Natura@night, no qual uma aliança de 13 parceiros pretende uma abordagem muito direta à origem do problema, procurando implementar iluminação pública mais eficiente, melhor direcionada e mais amiga do ambiente.
O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.
Fotos para download
Mais informação
Contacto
Cátia Gouveia
Coordenadora da SPEA Madeira
967 232 195