No primeiro ano escolar do Life LxAquila (2021/22), as atividades de educação ambiental do projeto chegaram a mais de 1945 alunos e 230 professores da Grande Lisboa.
Sob o mote “As Águias e nós”, as atividades dividiram-se em duas vertentes: um Programa Geral dinamizado pela SPEA juntamente com os seis municípios parceiros (Alenquer, Loures, Mafra, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira) e dois Programas Específicos promovidos pelo EVOA/Companhia das Lezírias e pela Tapada Nacional de Mafra.
No Programa Geral trabalhámos com 33 turmas em continuidade, num total de 720 alunos. Iniciando na escola, entre novembro e fevereiro, os alunos do 3º e 5º ano realizaram uma atividade no recreio (“Águia por um dia” – circuito com quatro desafios) ou em sala (“Vizinha águia” – desafio poster-puzzle), enquanto os do 8º, 10º e 11º ano responderam às questões do quizz “Ecossistema Águia”. Entre março e maio, todas as turmas participaram em saídas de campo no seu concelho para conhecerem o Ecossistema Águia no seu todo (do solo ao ar, das plantas às aves), bem como métodos e equipamentos de estudo e observação da natureza, tendo sido para muitos o primeira vez que experimentaram binóculos ou fizeram um ponto de escuta de aves. A diversidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos marcou o final do ano: desde exposições de ilustrações, cartazes ou esculturas com material reutilizável sobre a águia-de-bonelli e outras aves de rapina florestais, a jogos de cartas, livros online, sabonetes e velas com aromas a plantas silvestres características do Ecossistema Águia, à dinamização de atividades para alunos mais novos, sempre na perspetiva de partilha do aprendido com a restante comunidade escolar.
O local escolhido para as saídas de campo dos alunos de Mafra foi Tapada Nacional de Mafra, que iniciou o seu programa específico com uma Mostra Pedagógica para cerca de 40 professores do concelho e a inauguração do Trilho do Biólogo, que também foi percorrido pelos professores que participaram na primeira Ação de Formação para Professores do projeto, realizada em junho, acreditada em parceria com o Centro de Formação da Ordem dos Biólogos.
No EVOA, a “Oficina “Rapinas: A importância dos superpredadores nos ecossistemas” permitiu o alargamento do âmbito geográfico do projeto, chegando a 1200 alunos de concelhos como Lisboa, Vila Franca de Xira, Benavente, Almeirim, Rio Maior e Montijo.
O balanço deste primeiro ano de trabalho nas escolas tem um sinal-sorriso claramente “verde” (classificação dada pela larga maioria dos alunos e professores participantes), o que é mais uma fonte de motivação para a equipa continuar a sensibilização da comunidade escolar para a conservação da natureza e como Embaixadores das Águias.
A equipa LxAquila agradece a todos os alunos, professores e entidades que apoiaram as atividades neste ano letivo. A SPEA teve também o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da colaboração de uma professora em mobilidade estatutária, e do Corpo Europeu de Solidariedade, através da colaboração de vários voluntários de longa duração.