Quem fez esta “porcaria”?

Quase todas as noites, um animal deixa dejetos na entrada do observatório do Camão. Poderia pensar que foi uma lontra, mas na verdade o “culpado” é outro: a geneta.

 

Sabemos que são as genetas a deixar estes “presentes”, pois apanhámo-las em flagrante nas câmaras fotográficas que aqui instalámos há uns anos. Os dejetos de geneta são maiores do que os de lontra (têm 10 a 15cm, por vezes mais), têm um aspeto retorcido e muitas vezes são depositados com uma forma que lembra uma ferradura.

Na altura de defecar, as genetas usam repetidamente os mesmos locais, muitas vezes sítios altos, formando grandes latrinas como esta. É provável que esta seja a única pista que vai ver destes animais durante a visita à Lagoa, pois as genetas só se revelam depois de o sol se pôr. Durante o dia, descansam escondidas nos arbustos ou em cavidades de árvores, pois são exímias trepadoras.

 

A sua dieta pode ser estudada através dos dejetos e sabe-se que varia muito. Come sobretudo ratos, mas também aves, insetos, frutos e lagostins, entre outros.

Paula Lopes/SPEA e Pedro Alvito

A prova: geneta a deixar o “presente” no observatório do Camão

 

 

Explore o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena e descubra mais curiosidades!