Todos os anos, na Madeira, a poluição luminosa desorienta juvenis de aves marinhas, levando-os a cair nas cidades. Para reduzir este impacto, no dia 27 de setembro, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em parceria com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) promove um apagão na Madeira, com o objetivo de tornar a noite mais segura para estas aves.
Entre as 20h e as 23h a população é convidada a juntar-se a esta iniciativa desligando a iluminação exterior das suas casas e edifícios. De 15 de setembro a 15 de outubro, os juvenis de freira-da-madeira (Pterodroma madeira) realizam os seus primeiros voos. No caso da cagarra (Calonectris borealis), os seus juvenis saem de 15 de outubro a 15 de novembro, sendo os próximos meses a época mais crítica do ano para estas espécies. À população madeirense, a SPEA recomenda que mantenha a iluminação exterior reduzida ou até apagada, quando não é necessária, promovendo um caminho mais seguro até ao mar.
O apagão, previsto para 27 de setembro, visa proteger especialmente a freira-da-madeira nos seus potenciais corredores de passagem, que ocorrem essencialmente entre Câmara de Lobos e Funchal, e entre Santana e Machico. Esta ave marinha endémica da Madeira é uma das mais raras da Europa e encontra-se criticamente ameaçada.
Passando a maior parte da vida em alto-mar e regressando a terra apenas durante a época de reprodução, a freira-da-madeira tem as suas colónias restritas aos picos montanhosos da Madeira. A sua conservação depende não só da proteção destas áreas, mas também dos potenciais corredores de passagem utilizados pelas aves entre os ninhos e as zonas de alimentação, no oceano. Estes trajetos são particularmente vulneráveis à poluição luminosa, que pode desorientar as aves, fazendo com que colidam, caiam em terra ou dificultem o regresso aos ninhos.
Para se tornar um verdadeiro guardião da noite, poderá aderir ao Galardão “Noite com Vida”, um reconhecimento atribuído a empresas, estabelecimentos ou entidades que implementam boas práticas de redução de iluminação exterior dos seus edifícios. Para além de contribuir diretamente para a poupança energética, possibilita a criação de um ambiente noturno mais equilibrado, benéfico tanto para a preservação das espécies como para o bem-estar humano.
Para apoiar esta causa, poderá informar a SPEA através do formulário online.
O projeto LIFE Natura@night é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Câmara Municipal do Funchal, a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Câmara Municipal de Machico, a Câmara Municipal de Santana, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Direção Regional de Políticas Marítimas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a ALARED, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia. O projeto LIFE Freiras é coordenado pelo IFCN, em parceria com a SPEA e XIS Group.
Fotos para download