1 em cada 3 populações de aves portuguesas está ameaçada de extinção. Para as aves de zonas agrícolas (como sisão, abetarda, rolieiro e picanços), as migradoras de longa distância e as aves marinhas, a situação é particularmente preocupante: aumentou o seu risco de extinção e diminuiu a sua área de distribuição no nosso país.
Estas são algumas das tendências evidenciadas pelos resultados da Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental e do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, que iremos apresentar durante este evento.
Os resultados destes dois projetos são de grande importância para o conhecimento e para a conservação das aves em Portugal. Foram desenvolvidos por uma parceria de várias organizações, com a participação de mais de 400 ornitólogos voluntários e profissionais.
Local
Sala 6.1.36, Edifício C6 (edifício branco, mais perto da Torre do Tombo), junto ao bar do C6
Programa
18h – Enquadramento do projeto
Carlos Albuquerque, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ICNF
18h10 – Resultados do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.
Domingos Leitão, Diretor Executivo, SPEA
18h30 – Revisão da Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental.
Ricardo Jorge Lopes, CIBIO/BIOPOLIS
18h50 – Debate
Transmissão Online
Para assistir à transmissão online deste evento deverá escolher essa opção no formulário de inscrição. Antes do evento receberá por email o link para assistir à transmissão.
A transmissão online é limitada a um máximo de 100 participantes, determinados por ordem de chegada no dia/hora do evento.
Se optar pela transmissão online, apenas poderá colocar questões por escrito, através da caixa de diálogo (“chat”).