Monitorização de colisões de aves com superfícies transparentes ou espelhadas

Tipo Censo

local_icon Local Madeira, Açores, Portugal Continental

experiencia_icon Grau de Experiência Amante de Natureza

Datas A partir de Setembro 2023

Tempo Necessário Todo o ano

Várias centenas de milhões de aves morrem anualmente em todo o mundo devido a colisões com superfícies transparentes ou espelhadas. Estas superfícies podem funcionar como armadilhas letais por não serem visualmente detetadas pelas aves ou por lhes darem a ilusão de uma continuidade do espaço, ao refletirem o céu e a vegetação envolvente.

 

Em Portugal quase não existe informação sobre esta ameaça. Se vir uma ave a voar contra uma janela, ou uma superfície espelhada, ou encontrar uma ave morta ou atordoada que possa ter sido vítima deste tipo de colisão, preencha o formulário e ajude-nos a perceber a dimensão desta ameaça em Portugal e a encontrar e implementar soluções.

 

Preencher formulário

 

Objetivos da iniciativa

  • Recolher informação sobre esta ameaça (espécies afetadas, padrões sazonais)
  • Identificar locais críticos
  • Dar a conhecer soluções que possam contribuir para diminuir o risco destas colisões

 

O que terá de fazer

  • Reporte se observar uma colisão ou encontrar uma ave morta perto de uma superfície espelhada (e.g., janela, fachada espelhada de um edifício, campo de padel, barreira acústica de uma ponte ou estrada)
  • Se encontrar uma ave morta mesmo sem ferimentos visíveis, tente perceber se existe alguma janela ou painel transparente onde a ave possa ter colidido
  • Tire fotografias à ave, pois irá ajudar-nos a confirmar a sua identificação
  • Procure indícios de colisão de aves em locais, edifícios ou estruturas que tenha conhecimento onde esta ameaça possa ocorrer e reporte caso as detete

 

Registar colisão de ave

 

Quando procurar

Pode submeter observações ao longo de todo o ano e esteja atento sobretudo nos meses de migração (e.g., setembro e outubro) quando milhares de aves fazem pequenas paragens ao longo do seu percurso migratório, podendo haver maior incidência deste tipo de colisões.

 

Passe a palavra

Pode também ajudar, simplesmente, divulgando esta iniciativa aos seus colegas, amigos e familiares. Com a sua ajuda, poderemos saber mais sobre o impacto das superfícies espelhadas nas aves em Portugal e encontrar soluções para evitar este tipo de colisões de aves com infraestruturas humanas.

 

Resultados

Relatório preliminar 2023/24

 

Contacto

Em caso de dúvidas contacte: hany.alonso@spea.pt