Faça parte das nossas brigadas de patrulhamento em busca de aves marinhas encandeadas pela poluição luminosa!
Todos os anos, a poluição luminosa leva a que centenas de juvenis de aves marinhas fiquem desorientados e caiam nas nossas cidades, podendo ficar feridos ou vulneráveis a perigos como gatos e carros. Como voluntário, irá patrulhar as ruas da Madeira e resgatar estas emblemáticas aves que são particularmente afetadas durante as noites de lua nova.
Modalidades
Brigadas científicas
Os voluntários das brigadas científicas realizam patrulhas para resgate de aves marinhas todas as noites entre 23 de outubro e 5 de novembro, das 20h à meia-noite. Para o efeito, recebem formação certificada.
As brigadas científicas decorrem nos concelhos de Santana, Machico, Santa Cruz, Funchal e Câmara de Lobos, no âmbito do projeto LIFE Natura@night.
Patrulhas pontuais
Os voluntários das patrulhas pontuais realizam percursos a pé para procurar e resgatar aves marinhas, perto da sua área de residência, nas noites em que tiverem disponibilidade dentro do período crítico: 23 de outubro a 5 de novembro.
Requisitos
- Brigadas científicas: estar disponível na maioria das noites entre 23 de outubro a 5 de novembro, no horário das patrulhas
- Patrulhas pontuais: ter disponibilidade em qualquer noite entre 23 de outubro e 5 de novembro.
- Menores de 18 anos terão de ser acompanhados por um adulto
Como participar
No formulário de inscrição poderá indicar se pretende ou não participar nas brigadas científicas, e especificar a sua disponibilidade.
Contacto
Elisa Teixeira: elisa.teixeira@spea.pt
Inclui
- Seguro
- Formação sobre a metodologia das brigadas científicas (para voluntários das brigadas científicas)
- Certificado de participação
- Caixas de resgate de aves marinhas
Não inclui
- Transporte
- Alojamento
- Alimentação e outras despesas de natureza pessoal
Material recomendado
- Impermeável
- Roupa prática e confortável
- Calçado adequado
- Lanterna/frontal