E se pudesse salvar 2000 aves de morrer presas na pesca? Ou criar 2300 km² de áreas protegidas? Ou evitar que 1 350 000 aves ingerissem munições de chumbo? 1% pode parecer pouco, mas no mundo da conservação da Natureza, vale muito.
Quando pensa no seu IRS, 1% do imposto apurado pode parecer irrisório, mas para instituições como a SPEA a consignação do IRS é uma enorme ajuda. Essa dádiva dos contribuintes é um impulso significativo ao nosso orçamento, que nos permite continuar a trabalhar no terreno para proteger espécies, recuperar ecossistemas e lutar por políticas sustentáveis.
200 000 aves morrem anualmente em águas europeias, presas em redes, linhas e anzóis. Mesmo que só salvássemos 1%, seriam 2000 aves por ano.
Há mais de uma década que embarcamos com pescadores, e juntos temos identificado formas simples, práticas e eficazes de evitar a captura acidental de aves marinhas em diferentes contextos. Como o papagaio-afugentador, uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, cujo sucesso nos valeu o Prémio Natura 2000 de Conservação Marinha, em 2022. Ou mais recentemente, a descoberta de que um simples balde pode evitar acidentes, por adiar o momento em que os restos de peixe são lançados ao mar.
O dinheiro que recebemos da consignação do IRS ajuda-nos a manter a presença no terreno, para identificar, testar e implementar medidas que salvam aves.
Para cumprir a Estratégia de Biodiversidade da UE, faltam criar em Portugal 234 114 km² de áreas protegidas. Se conseguíssemos assegurar 1% dessa área, seriam mais de 2300 km² de habitats e ecossistemas salvaguardados: o dobro da maior área protegida portuguesa (o Parque Natural da Serra da Estrela).
Temos liderado e impulsionado projetos que foram fundamentais para ampliar a proteção dos nossos espaços naturais. Conseguimos que a área da Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Águeda fosse duplicada, e que em 2024 fosse apresentada uma proposta de alargamento da Zona de Proteção Especial da Ria Formosa, para garantir que as zonas onde as aves marinhas se alimentam passem também a estar protegidas.
Este ano, os fundos provenientes da consignação do IRS serão especialmente importantes para termos capacidade de acompanhar o desenvolvimento do plano nacional de restauro da Natureza e garantir que o governo cumpre as metas estabelecidas tanto na Estratégia de Biodiversidade como na Lei de Restauro de Natureza.
Todos os anos, 135 milhões de aves morrem por ingerir munições com chumbo, na Europa. Evitar 1% dessas mortes seria salvar 135 0000 aves.
Estas mortes, e os inúmeros impactos negativos do chumbo também para a saúde humana, são evitáveis, e estamos a um passo de o conseguir. Depois de anos de trabalho conjunto com organizações de ambiente de toda a Europa, fizemos com que este tema fosse impossível de ignorar: a Comissão Europeia apresentou em fevereiro uma proposta para proibir o chumbo nos pesos de pesca e nas munições.
O seu IRS ajuda-nos a manter a pressão sobre os decisores políticos, para todos podermos viver num mundo melhor.